Sobre o referido processo, que tem causado muita polêmica em meio aos Profissionais da Educação, o Sindicato informa que está atuando para que ocorra a ampla e tão sonhada reforma no sistema municipal de ensino, que contempla, principalmente, a reforma do plano de cargos, carreiras e salários do Magistério, ponto que consideramos crucial para a melhoria da educação e que vem lutando neste sentido a vários anos.
Noutra vertente, a lei da estrutura administrativa, por força inclusive de decisão judicial, será também reformulada e não haverá a possibilidade de cargos comissionados continuarem ocupando vaga e exercendo função de Professor ou de qualquer outro Profissional de Educação.
Assim, a orientação do Sindicato, neste momento em que o processo extemporâneo está acontecendo, é para que compareçam, visando demonstrar disciplina ao chamamento da Secretaria Educação e não criar um estresse maior ainda, a ponto de inviabilizar a discussão das reformas. Sendo certo que todo este processo de escolha, sofrerá mudanças até o início do ano letivo de 2026.
Informa também, que a primeira reunião do grupo de trabalho que discutirá a questão das reformas amplas, já ocorrerá hoje (26/11), as 17:00. Isto prova que a tão sonhada reforma no sistema municipal de ensino, será realizada.
Quanto ao plano de cargos carreiras e salários, o Sindicato apresentará toda e qualquer proposta de mudanças, para que todos possam participar democraticamente em todas as fases do processo.
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Natividade.