SISEPNAT - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Natividade

O Presidente do Sindicato Eliezir Marchiote, participou nesta segunda e terça-feira de uma capacitação sobre a elaboração de planos de cargos carreiras e salários dos profissionais da Educação. A capacitação foi realizada pela UNDIME – União dos Dirigentes Municipais de Educação, na Secretaria de Educação de Itaperuna e contou com as presenças dos Municípios de Natividade, Porciúncula, Itaperuna, Aperibé, Itaocara,  Italva e Cardoso Moreira.

Na capacitação foi apresentada aos Municípios um sistema de construção e gestão de planos de carreiras, que consiste numa ferramenta onde todos os Municípios podem ingressar e construir, dentro do sistema, os seus planos de cargos carreiras e salários, com assessoria tanto da UNDIME quanto do Ministério da Educação.

Eliezir classificou o sistema como eficientíssimo, capaz de tirar os Municípios do escuro na elaboração de planos de Carreiras. Ele afirmou que tem muita experiência no assunto pois luta pela reforma dos planos de cargos carreiras e salários do Magistério, desde quando descobriu que o mesmo não vem sendo aplicado adequadamente e existem vários erros de enquadramentos, causando prejuízos aos Professores. Assim, ele sabe da dificuldade que o Município enfrenta para manter um plano de carreiras aplicado adequadamente, sem dispor de um sistema próprio para isto.

O Sindicato tem exigido de todos os Prefeitos que passaram pelo cargo nos últimos anos, a reforma e aplicação adequada dos planos de carreiras. Nos movimentos de greve realizados, sempre foi colocado como ponto de pauta a reforma dos planos. Isto por quê o Plano dos demais servidores também se encontra irregular, pois foi “sabotado” em 2012, quando então Prefeito Marcos Antônio Toledo (Taninho) e seu assessor especial, Leandro Levone, reformaram o antigo Plano.

Nas discussões do reajuste, no início deste ano, o Sindicato inclui novamente na pauta, o item reformas dos planos, tendo sido assinado pelo Prefeito Severiano   Antônio Rezende (Severiano Neném), quando da concessão dos 5% de reajuste, um acordo onde o mesmo se comprometeu em reformar os planos. Deste acordo foi nomeada uma comissão municipal que já vinha discutindo intensamente tais reformas. Agora, ainda segundo Eliezir, esta discussão vai ser incrementada pela ferramenta apresentada pela UNDIME.

Apesar do tempo curto, até o final do ano, o Sindicato quer acelerar as discussões, concluir as propostas de reformas, apresentar as mesmas aos Servidores e aprovar na Câmara de vereadores, para que virem leis e entrem em vigor em janeiro próximo, conforme previsto no acordo assinado entre o Sindicato e o Governo.

A comissão de reforma dos Planos está composta por Eliezir Marchiote e Maria Aparecida Siqueira da Silva, representantes do Sindicato e por Pedro Cesar Oliveira de Souza - Secretário Municipal de Administração, Paula Ferreira do Santos - Secretaria Municipal de Educação e Wagner Miranda de Moraes - Professor da rede municipal, que está atuando como técnico na área de pessoal da Secretaria de Educação.

Sindicato dos Servidores Municipais de Natividade.

 

 

Pin It

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar