SISEPNAT - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Natividade

Considerando diversas perguntas feitas pelos associados ao sindicato, ao longo dos últimos dias, resolvemos divulgar as perguntas mais comuns, com suas respectivas respostas

 1 - Esta assembleia já é para tratar de greve ou paralisação por tempo determinado?

NÃO. Pelas decisões judiciais recentes, as greves de servidores públicos só são legais quando precedidas de um amplo processo de negociações, onde toda possibilidade de acordo tiver sido esgotada.

2 - Esta assembleia é para que então?

Aprovação da pauta de reivindicação a ser discutida com o prefeito, no caso dele não atender as reivindicações constante da pauta, aí sim, categoria pode decidir sobre greves e paralisações.

 3 - Quais são hoje, as perdas salariais?

Para os professores, em relação ao reajuste do Piso Mínimo Nacional, as perdas são de 17,57 (estas perdas são bem maiores quando levada em consideração a não aplicação da regra de 1/3 - 2/3 da carga horária dos Professores, prevista na lei federal.

Para os demais Servidores, as perdas são de 19% em relação a inflação acumulada desde o no de 2014, descontado o reajuste de 3,24%, concedido em 2016 e o de 5%, concedido em 2017.

4 - O prefeito vai participar das assembleias?

Ele pode participar, já participou pelo menos de umas 4 assembleias gerais realizadas pelo Sindicato, umas quando era vereador e candidato a Prefeito e a penúltima quando já era Prefeito.

O Sindicato não convida, pois, a rotina normal é: aprovação da pauta de reivindicações pelos Servidores, discussão com o Prefeito, feita pela Diretoria do Sindicato e depois volta-se para a assembleia para ver o que foi conquistado, o que ficou pendente e qual decisão a categoria deve tomar em função desta negociação. Mas, caso o Prefeito compareça, será bem recebido conforme nas Assembleias anteriores.

5 - Vereadores vão participar das Assembleias?

Vários Vereadores também já participaram de Assembleias anteriores, da mesma forma que o Prefeito o Sindicato não faz, aos vereadores, um convite formal, mas se comparecerem, também serão bem recebidos, sendo que a discussão nas assembleias, é sempre com foco na pauta de reivindicação dos direitos da categoria!

6 – Por que duas assembleias separadas?

Como se vê os reajustes são diferenciados, além disto, os planos de carreiras são dois e as discussões dos mesmos são complexas e não daria tempo de se discutir os principais pontos dos planos em uma única assembleia. Na próxima assembleia, que é a de avaliação de quais pontos da pauta houveram acordo com o Prefeito, esta sim, será geral, ou seja, Professores e demais Servidores.

Relembrando dia, hora e local!

Professores - dia 06 de março, horário: 5 e meia da tarde, local: Colégio Municipal Alvorada

Demais Servidores - dia: 07 de março, horário: 5 e meia da tarde, local: Colégio Municipal Alvorada

 

 

SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE NATIVIDADE